sexta-feira, 3 de outubro de 2014

JUSTIÇA AUTORIZA PUBLICAÇÃO DE LIVRO QUE APONTA HOMOSSEXUALIDADE DE LAMPIÃO




Após três anos de brigas na justiça o escritor e juiz aposentado Pedro de Morais teve autorização para lançar o livro Lampião, o mata sete, que mesmo antes de ser publicado tem causado polemica, a principal revelação da obra é uma suporta homossexualidade de Virgulino Ferreira.

A decisão foi tomada nesta quarta – feira (1º /10) pela 2ª Câmara Civil do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ - SE), baseado na garantia do direito à liberdade de expressão. No processo, o desembargador Cezário Siquiera Neto aponta que, no caso dos familiares se sentiram ofendidos pelo o conteúdo “Podem se valer dos meios legais cabíveis”. Para a justiça, impedir a publicação “medida de censura”. A outra parte do processo á a neta de Lampião, Vera Ferreira.

O livro, de 306 paginas ainda não tem data marcada para ser lançado. Segundo autor, há mil exemplares prontos e uma tiragem de 10 mil livros encomendados. Para o escritor e pesquisador Frederico Pernambucano de Mello a obra traz uma distorção. “Pela biografia de Lampião, não acho esses elementos”. Ele passou 20 anos vivendo em sertão preconceituoso, ao lado dos homens mais violentos. Se tivesse qualquer sintonia de efeminação, perderia toda a autoridade, o que nunca perdeu.

Pedro de Morais diz que não esperava repercussão sobre o livro 

Fonte: Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário