quinta-feira, 22 de agosto de 2013

PEDRAS ALTAS DO MIRIM ENTRE OS DISTRITOS QUE PODERÃO SER EMANCIPADOS NA BAHIA




Foi realizado no último dia 15 de Agosto de 2013, na Assembléia Legislativa da Bahia, em Salvador, um importante Congresso com participação de representante de 40 distritos, tendo como objetivo tratar das emancipações no estado, a parti da aprovação do projeto de lei que permitirá a criação de 400 novos municípios.

Entre os distritos participantes do evento, destaque para o distrito de Pedras Altas, município de Capim Grosso, que trabalha também o seu processo de emancipação política. Estiveram representado o distrito que abriga em suas terras, uma das mais importantes fontes de abastecimento da região, a barragem de Pedra Altas, Valdik, Josemar, Francisco e Valdemar de Pedra Altas da AMEPAM (Associação do Movimento de Emancipalista de Pedra Altas do Mirim).

De acordo com Valdik, um dos integrantes da comissão, 139 localidades da Bahia que estão relacionadas, apenas 20 localidades foram escolhidas para serem avaliadas, de acordo com os critérios estabelecidos em lei, com previsão de emancipação para 2014, assim informou o Deputado Estadual João Bonfim, coordenador da divisão territorial da Bahia.

Um dos critérios da nova lei diz respeito ao número de habitantes que deve ser composto por 8.956 habitantes. Pedras Altas que registra 2.600 eleitores, de acordo com o levantamento feito, somando sede e zona rural, o distrito atenderá o critério, baseado em levantamento realizado no ano de 1989, Segundo Valdik, o estudo feito colocará Pedras Altas acima do solicitado.

Como complemento a todo o processo que está sendo trabalhado pela Assembléia Legislativa da Bahia, o Senado Federal através do Senador Valdir Halph enviou aparecer favorável para aprovação da lei. Todo projeto deverá ser concluído até novembro.

O projeto votado em maio do ano em curso pela Câmera dos Deputados estabelece regras de incorporação, função, criação e desmembramento de municípios e determina que distritos possam se emancipar após a realização de um plebiscito.

O texto aprovado é um substitutivo, com varias alterações no projeto original de autoria do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR). As modificações atendem a reivindicações da Confederação Nacional dos Municípios (CMN).

O projeto foi proposto em 2018 pelo senado, mas como foi alterado pelos deputados terá a revisão dos senadores. Se aprovado, segue para sanção ou veto da Presidente Dilma Rousseff                 



Fonte: Arnaldo Silva/Foto: Valdik

   Postado por : Cleuso e Octávio

Nenhum comentário:

Postar um comentário