segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

BAHIA LIDERA NÚMERO DE AÇÕES DE IMPROBIDADE CONTRA POLÍTICOS

DESONESTIDADE 
Foto:Reprodução MPF/BA 
A Bahia é o estado com o maior número de ações por improbidade administrativa contra políticos e gestores públicos em tramitação no Ministério Público Federal (MPF - BA).

São 1073 casos registrados em 267 municípios. Com as ações de improbidade registradas pelo o Ministério Público Estadual (MP - BA), 215, o estado soma 1288 processos. Os dados são dos mapas da improbidade elaborados pelos órgãos.

O ato de improbidade, previsto na Lei nº 8429/92, que dizer “ilícito cometido por agentes público que pode gerar enriquecimento, prejuízo ao erário e ofensa aos princípios da administração pública”, “desonestidade”.

De acordo com procuradora da República – Melina Flores, a Bahia é o estado onde foram ajustados mais ações em 2013. Segundo ela, os principais motivos são: a necessidade de propor ações contra políticos que comete ilícitos em até cinco anos após seus mandatos e o volume de recursos federais recebidos pelas prefeituras, já que estado ainda é muito pobre.

Entre os casos mais comuns de improbidade estão: desvio de recursos do Fundo Nacional da Educação Básica (FUNDEB), falta de prestação de contas do uso de recursos federais recebidos e fracionamentos de licitação.   

O Promotor de Justiça – Valmiro Macedo, afirma que, nos últimos anos, a quantidades de ações apresentadas pelo MP – BA também registrou sensível aumento. “Até o ano 2000, existiam menos de trinta ações penais contra prefeitos”, afirma.

Fonte:Jornal A Tarde via Bahia Notícias






Informa: Clik Noticias  


Nenhum comentário:

Postar um comentário