terça-feira, 1 de outubro de 2013

ANGICO DE MAIRI: A MAIOR BARRAGEM DO MUNICÍPIO SECA E A EMBASA DEIXA ABANDONADA



A CEPEL, maior barragem no município de Mairi, que fica localizada na fazenda Várzea Dantas, a 6 km do distrito de Angico, esta seca. Ela foi construída no ano de 1981, deste que foi inaugurada, nunca secou. Segundo as pessoas mais idosas daquela comunidade, esta estiagem esta sendo a mais longa dos últimos 32 anos.

Através da EMBASA, a CEPEL abastecia o distrito de Angico por muitos anos. Segundo os moradores da região, depois que a barragem secou, a EMBASA passou a abastecer o referido distrito através da água da barragem da Cigana, que fica localizada no município de Piritiba.



Agora a barragem da Cigana também secou e o abastecimento de água de Angico está sendo feito através de caminhão – pipa.

Os moradores falaram que a EMBASA abandonou a CEPEL. Segundo eles, a empresa aproveitou a barragem quando com nível aceitável de água; depois que secou retirou a tubulação e não realizou a limpeza da mesma.

Os moradores da região que trabalham na agricultura familiar e na criação de bovinos e pequenos animais vêm sofrendo devido à seca que assola o município.


A comunidade solicitou a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e a Companhia de Engenharia Ambiental e Recurso Hídrico da Bahia (CERB), a perfuração de poço artesiano.   




                                                                                                                 Fonte: Agmar Rios 



Informa: Clik Noticias 
              

Nenhum comentário:

Postar um comentário